Os Terrários e Minijardins são muito fáceis de cuidar. Além de serem símbolos de capricho e bom gosto na decoração, estes modelos são a opção mais prática para pessoas que querem ter sempre a natureza por perto, mas não dispõem de muito espaço e tempo para cuidar de plantas. Todos os Jardins no Pote® são acompanhados de um manual de cuidados e ferramentas específicas para a rega adequada
Mini Jardins
As pessoas costumam chamar os Minijardins de cáctus e suculentas de Terrários – o que não seria a classificação mais adequada. Os Terrários costumam ser fechados, enquanto os Minijardins são abertos. Cáctus e suculentas são plantinhas desérticas, que precisam de iluminação do sol e rega extremamente moderada.
Para sobreviverem em um ambiente árido e ensolarado sem precisarem de regas frequentes, essas plantinhas desérticas acumulam água em seu interior.
Por isso elas tem aquele aspecto de “gorduchinhas”, como são popularmente conhecidas. Dentro de cada Minijardim, nós recriamos esse habitat árido, em recipientes sem furo – como os vidros que utilizamos.
Cada camada e substrato é pensada e calculada para que seus cáctus e suculentas vivam por muito tempo dentro do Minijardim. Vale lembrar, porém, que observar suas plantinhas e dar-lhes um pouco de carinho são hábitos essenciais para garantir sua durabilidade.
Deixe seu Minijardim em locais que recebam iluminação solar indireta. Por ser um recipiente de vidro, sem furos, não sugerimos que você o deixe em áreas externas, sujeitas a chuva e/ou sol direto. Isto porque o vidro acaba servindo como “lupa” e cozinhando suas plantinhas.
Os Minijardins são ideais para qualquer área da sua casa ou trabalho que possua uma janela por perto.
- No verão e em períodos de estiagem, aconselhamos regas de 10 em 10 dias.
- No inverno e em períodos mais úmidos, sugerimos regas de 15 em 15 dias.
Fique sempre atento à terra do seu vaso. Se estiver muito seca, é um sinal de que está faltando água. Se estiver muito úmida, interrompa as regas até o excesso de água evaporar.
- Faça um calendário de regas para não esquecer de regar suas plantinhas.
- Sempre deixe seu Minijardim a até no máximo 1 metro de distância uma janela que receba luz solar.
- Sempre observe seu crescimento, coloração e desenvolvimento.
- Se observar sujeiras ou pó, prefira limpar com pinceis ou papel toalha.
- Dizem que plantinhas gostam de conversar, então lembre-se de dar muito carinho a elas!
Terrários
Os terrários surgiram no século XIX, durante a era Vitoriana na Inglaterra, criados pelo médico e cirurgião inglês Nathaniel Bagshaw Ward. O Dr. Ward observava uma pupa de borboleta dentro de uma garrafa quando notou que, junto à terra da garrafa, havia uma raiz de samambaia misturada, que brotou e cresceu ali dentro. Como bom curioso, ele testou outras plantas e concluiu que, com um pouco de luz e umidade, os vegetais poderiam viver por anos num ambiente fechado. Dr. Ward publicou suas ideias em um livro chamado “On the Growth of Plants in Closely Glazed Cases”, em 1852.
Os terrários são mini ecossistemas que vivem praticamente sozinhos. Funcionam como perfeitas “estufas” onde o ciclo de evaporação da água, a fotossíntese e a liberação de gases funcionam em perfeita harmonia, desde que sigamos algumas recomendações básicas.
Na confecção dos nossos terrários, utilizamos plantinhas que gostam de umidade e sombra. Sendo assim, eles não podem ficar em locais com iluminação solar direta e/ou locais muito quentes.
- Prefira locais com iluminação indireta, tanto solar quanto artificial.
- Deixar seu terrário sob o sol, mesmo que por pouco tempo, pode cozinhar os musgos e plantinhas e estragar todo seu mini ecossistema.
- Potes com tampa de vidro: regas 1 vez por mês.
- Potes com outras tampas: regas 1 vez a cada 3 meses.
Quando for regar, prefira a ferramenta de regas que acompanha seu Jardim no Pote®. Pense que você está fazendo uma leve “chuvinha” para suas plantinhas. Não precisa encharcá-las. Se seu pote estiver suado, como uma estufa, significa que você está fazendo um ótimo trabalho!
- Faça um calendário de regas para não esquecer de regar seu Terrário.
- Se observar sujeiras ou pó, prefira limpar com pinceis ou papel toalha.
- Sempre observe seu mini ecossistema. Sentir seu terrário e acompanhar seu desenvolvimento é essencial para que ele dure por muitos anos!
- Dizem que plantinhas gostam de conversar, então dê muito carinho a elas!
Manutenção:
Se suas plantinhas estiverem precisando de poda, manutenção, ou algum cuidado específico: Realizamos o serviço de manutenção. Pedimos que nos envie uma foto do produto para podermos calcular o valor da manutenção. Para saber mais: